Quem Somos

  • Por força do seu Estatuto , aprovado no Encontro Ordinário de 15 de julho de 2017, a Associação dos Ex-Seminaristas do Seminário Coração Eucarístico de Jesus passou a denominar-se tão somente EXSECORDIS, tendo como finalidade precípua promover o congraçamento dos seus membros integrantes, ou seja, de todos aqueles que passaram por aquela casa de formação religiosa que, no dia 15 de março do corrente ano de 2018, comemorou 95 anos de sua fundação.

     

    Para atingir seus objetivos, a EXSECORDIS fará realizar um Encontro Ordinário anual e tantos outros extraordinários, por proposta de seus membros. 

     

    Conforme nos disse  Miranda, no artigo NOSSA HISTÓRIA, um grupo de exsecordianos promovia temporariamente encontros, cada vez com maior número de participantes, visando cultivar a semente lançada pelo colega Gonçalo, o "Cabo".

     

    No dia 14 de janeiro de 2017, um grupo de exsecordianos, entre eles os atuais membros da primeira diretoria constituída, houve por bem revitalizar a Associação. Para tanto, elaborou  o seu Estatuto, assegurando a sua continuidade no tempo. 

     

    Como primeiras ações  importantes , destacam-se: a) realização de 1(hum) Encontro Ordinário anual, sempre no último sábado do mês de agosto; b) por proposta de 1(hum) ou mais membros da Associação, serão promovidos  encontros extraordinários, sempre objetivando o congraçamento  dos exsecordianos; c) com a interveniência do Padre Reginaldo,  o Seminário Arquidiocesano do Coração Eucarístico de Jesus tornou-se a sede oficial da Associação , onde será realizado o Encontro Ordinário anual. 

     

    Um importante trabalho vem sendo empreendido  pela atual Diretoria: localizar o endereço atualizado de vários colegas com os quais perdeu-se o contato ao longo dos anos. 

     

    Como ferramenta oficial de divulgação de todas as atividades da  EXSECORDIS, foi criado o presente site, com a certeza de que será alimentado  com a efetiva colaboração de todos os exsecordianos. Espera-se que o mesmo seja visitado regularmente.

     

    Vicente de Melo

    p/ Diretoria



Nossa História

  • EX-SECORDIS: COMO NASCEU

     

    Em uma sexta feira de janeiro de 1991, recebi uma ligação do colega Gonçalo Tavares Alves (“Cabo”), de quem não tinha notícia havia mais de vinte anos, dizendo que estava hospedado no Hotel Del Rey, aqui em Belo Horizonte, e que gostaria de rever os velhos amigos do “Conventão”, pois estaria de volta a Cuiabá na segunda feira.

     

    Falei imediatamente com Pereira e Hermelino; já à noite, fomos para o hotel. Ali, conversamos até altas horas, tantas eram as notícias. Ao fim, combinamos um encontro na minha casa, no domingo.

     

    No sábado, saímos a campo pra convocar velhos amigos. Conseguimos reunir dezesseis “moicanos”, como se vê na foto anexa (Pe. Pinho, Otacílio, Pe. Benjamim, Pereira, Luiz Alamartine, Pércio, Pe. Henrique, Antônio Carlos, Geraldo Vilaça, Mozart, Pe. Pedrinho – em pé; Dauro, Miranda, Hermelino, Guaraci e Gonçalo – agachados).

     

    Nesse dia, combinamos promover encontros periódicos, tendo sido escolhido um grupo para tomar a frente organizacional, dando corpo à ideia sugerida pelo Gonçalo – ele que veio de tão longe para nos lembrar de que velhos amigos continuavam unidos pela saudade.

     

    A denominação EX-SECORDIS foi cunhada pelo Pereira e quis condensar o significado de “ex-seminaristas do Seminário Coração Eucarístico de Jesus”. Como o Pereira sempre foi bom contador de histórias (e de estórias), mas nunca foi bom latinista, é melhor traduzir sua condensação como “ex-seminaristas do coração”, já que “cordis” é genitivo de “cor”.

     

    Para não fazer injustiça, foi o Gonçalo (o “Cabo”, ex-jogador profissional do Mixto de Cuiabá e que também nos ensinou como se joga futebol) quem veio aqui e plantou a semente... por força do que chegamos a reunir mais de cem colegas em alguns encontros.

     

    Foi o Gonçalo quem, em lágrimas, pediu para que não deixemos acabar nossa velha e saudosa amizade. Ele plantou, vamos cultivar?

     

    Antônio Miranda