SANTO DO DIA - SETE SANTOS FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS (17/02 )




Clique aqui para ampliar
  •  

    SANTO DO DIA  - Sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria (Servitas) – (17/02)

    Os “Sete Fundadores” foram canonizados pelo papa Leão XIII, em 1888 e são celebrados juntos no dia 17 de fevereiro, dia da morte do último fundador: Aleixo Falconieri. Ele, que na sua humildade, foi o único a recusar o hábito de padre, por se considerar indigno de ser representante de Cristo.

     A Ordem surgiu na Europa entre os séculos XII e XIII para que pudesse contemplar aqueles que ainda queriam viver a plenitude do evangelho, mesmo em meio a toda ganância que tomava conta do continente e havia corrompido os grandes valores cristãos.

     Nessa época surgiram várias Ordens, eram confrarias onde leigos podiam buscar o evangelho, e uma delas foi a Ordem dos Servitas.

     A tradição conta que em 15 de agosto de 1233, sete jovens estavam rezando e cantando poemas religiosos dedicados à Virgem Maria, quando a imagem da Santa se mexeu.

     Mais tarde, quando atravessavam a ponte para voltar para casa, Nossa Senhora apareceu vestida de luto e chorando. Falou que a causa de sua tristeza era a guerra civil que ocorria em Florença, há dezoito anos.

     A partir desse momento, os sete passaram a viver para a Fé, se dedicavam a orações e assistência aos pobres.

     Os sete santos são: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri.

     O Bispo de Florença doou seu terro em Monte Senário e ali foi fundada a Companhia de Nossa Senhora das Dores, que mais tarde mudaram o nome para Servidores de Maria. Vestiam-se de preto em homenagem à Virgem de Luto.

     A ordem recebeu apoio tanto das autoridades religiosas quanto sociais. Mais tarde, a capelinha inicial usada pelos sete fundadores foi transformada num santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores, um dos mais visitados templos marianos do mundo.