SANTO DO DIA - SANTO ANDRÉ , APÓSTOLO E MÁRTIR (30/11)



  • SANTO DO DIA 30 DE NOVEMBRO - Santo André

    (Apóstolo da coragem e da alegria, o “pescador de Homens”)

    Fontes: Santo André #SantoAndré #Santododia #ComunidadeCaju

    André era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Simão Pedro.  Nasceu em Betsaida da Galiléia, às margens do Lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galiléia. Jesus, o convidou no mesmo lugar do seu nascimento para ser um novo homem. Foi o primeiro escolhido para ser um dos Doze.

    “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no”. Mateus 4:18-20.

    A pescaria começou na família

    Lembrando da frase de que as palavras convencem, e o testemunho arrasta, André foi um grande exemplo. Primeiro porque foi pelo testemunho de João Batista que ele e também João evangelista começaram a seguir Jesus. E, segundo, que o próprio André fora testemunho na vida de seu irmão mais velho, Simão Pedro, pois este também seguiu os passos de Jesus.

    Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e, portanto, o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. Estava presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes e ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina.

    Mártir e pregador da grandeza da cruz

     Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Foi na Grécia, segundo a tradição, que foi crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, por ordem do procônsul romano Egéias, numa cruz em forma de X, conhecida como Crux decussata, que ficou conhecida como a cruz de Santo André, que teria sido feita a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo.

     André ousou não obedecer à autoridade do governador, desafiando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação. Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus”. Disse Santo André:

    “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou”.

    Ficou dois dias pendurado, e não pregado, na cruz em forma de “X”; antes, porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes. Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa. Antes de sua morte, ainda disse:

    “Senhor, Rei Eterno da Glória, recebei-me assim pendido, como estou, ao madeiro, à cruz tão doce. Vós sois meu Deus.

    Oração a Santo André

    Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro pelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu. Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos, obtém para nossa pobreza o mesmo milagre. Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino. Testemunha da boa-nova que tua voz levou até as extremidades da terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino. Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus. Amém!

     Santo André, rogai por nós!  

    Fontes:  #SantoAndré #Santododia #ComunidadeCaju