SANTO DO DIA - SÃO CLEMENTE I - PAPA E MÁRTIR (23/11)




Clique aqui para ampliar
  • SANTO DO DIA : SÃO CLEMENTE  I - PAPA E MÁRTIR ( 23/11)

     

    Quarto Papa da Igreja de Roma, no Século I, viveu em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista e de São Paulo. Fez seu nome e sua história ao assumir o cargo de Papa numa época de intensas perseguições aos seguidores de Cristo.

     Foi denominado como o escritor de uma carta anônima enviada aos Coríntios, esta que os animou a continuarem seguindo a fé de Cristo e participarem da Igreja. Diz “Vós darei júbilo e alegria se, obedecendo às evidências por nós escritas com a graça do Espírito Santo, resguardes a ilícita paixão da inveja”

     Sua devoção era tão grande, que converteu à Igreja Católica a irmã do Imperador Domiciano, ajudando muito a diminuir a intensidade das perseguições aos cristãos.

     Por expandir o cristianismo, foi exilado na Criméia, onde continuou sua evangelização, principalmente com os condenados a trabalhar nas minas de pedras.

     Segundo o Martirológio Romano, o Imperador Trajano mandou joga-lo no mar Negro com uma âncora no pescoço, e assim foi feito em 23 de novembro de 101.

     Em 869 seu corpo foi levado para Roma pelos irmãos Cirilo e Métodio e entregue ao Papa Adriano II. Depois foi conduzido para o sepultamento em uma Igreja feita para ele na cidade de Collelungo