SANTO DO DIA - SANTO ALEXANDRE I DE ALEXANDRIA E SÃO PROSDÓCIMO (07/11)




Clique aqui para ampliar

Clique aqui para ampliar
  •  

    Santo do dia: Santo Alexandre I de Alexandria e São Prosdócimo 07/11

     

    Santo Alexandre I ou de Alexandria

    Alexandre I, ou de Alexandria, viveu no início do século 3, no governo do Imperador Constantino, numa época em que se desenvolviam muitas heresias.

    Alexandre foi o 19º Patriarca da Igreja de Alexandria, de 313 d.C. até sua morte. Durante seu patriarcado, lidou com vários assuntos importantes para a Igreja. Entre eles, a data da Páscoa, as ações de Melécio de Licópolis e o arianismo.

    Ele foi o líder da oposição ao arianismo, principalmente no Primeiro Concílio de Niceia. Alexandre lutou contra o crescimento da doutrina de Ário em Alexandria convocando sínodos locais e o Concílio de Alexandria em 321 d.C., que acabou por expulsá-lo da região.

    Melécio de Licópolis era um difamador de Alexandre. Ele chegou a apoiar Ariano e a ordenar alguns bispos por conta própria, sem o consentimento de seu superior. Essas diferenças continuaram até o Concílio de Niceia, quando Alexandre permitiu que Melécio voltasse à igreja, terminando a aliança com Ário.

    Alexandre é venerado como santo na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa Copta e na Igreja Ortodoxa Oriental.

     

     São Prosdócimo

    O nome Prosdócimo, imediatamente mostra sua origem da região de Vêneto, da cidade de Pádua e, mais tarde, também de Rieti. Isso porque o culto a este santo vem de uma tradição muito antiga, do Século II, que homenageia o primeiro Bispo de Pádua, de Rieti e, também, padroeiro dessas duas cidades.

    Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou, definitivamente, o cristianismo no coração daquelas populações.

    O nome Prosdócimo, em grego, significa “esperado”. Ele foi o primeiro evangelizador dessas cidades. De fato, verdadeiramente, o esperado por elas, que ainda eram pagãs.

    Nas várias regiões de Rieti e Pádua, o Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo.

    Às vezes, porém, os poucos documentos tornam mais redundantes as tradições. Como foi o caso deste Bispo. Depois de sua morte, encontrou-se o registro citando que a comunidade erguera, fora das muralhas de Pádua, a Igreja de Santo Prosdócimo, que mais tarde tornou-se a Basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade.

    A glória do Bispo Prosdócimo teria sido de fato, Justina ter sido convertida por ele. Essa nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique.

    O Bispo morreu naturalmente. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e, no calendário litúrgico, São Prosdócimo deve ser homenageado no dia 7 de novembro.