GAUDIUM MAGNUM NUNTIO VOBIS: HABEMUS SITE




Clique aqui para ampliar
  •  www.exsecordis.com.br



    Todos nós, exsecordianos, peregrinamos pelos mais diversos recantos, onde se escondem a experiência e o saber humanos.

     

     Chegamos até aqui, com nossos conhecimentos mais esclarecidos, outras vezes, transfigurados pela crítica, porque tivemos coragem e honradez de expor interpretações políticas, doutrinárias, que constituem a ciência filosófica, nossa experiência de vida e consciência espontânea, como dizia Foumillée, resultantes dos costumes, das tradições sociais, políticas, jurídicas, religiosas, que nos levam a entender que somos sementes portadoras de riquezas diversas.

     

     Inicialmente, como instrumento de comunicação e interação entre nós exsecordianos, estamos tendo a experiência do grupo whatsap EXSECORDIS, que, “matando saudades e resgatando velhas amizades”, enriqueceu a muitos, sem atingir, contudo, o alcance esperado e desejado.

     

     Penso que o Whatsapp cumpriu seu papel e pode, ainda, continuar cumprindo. Foi um primeiro passo para que nos apresentássemos. Agora, vamos para o segundo passo. Nossa jornada é longa.

     

    Conclamo a todos os excecordianos à verdadeira e duradoura caminhada em busca da confraternização e troca sadia de experiências. Conclamo a todos a um resgate da amizade que cultivamos em nossa adolescência e juventude. Conclamo a todos ao juízo, ato primitivo da mente, que se encontra em quase todas as operações cognitivas e escapa a toda e qualquer definição exata.

     

    Vamos trilhar por este ato essencial da inteligência, que constitui o conhecimento propriamente dito e que deve nos levar à solidariedade, à compreensão, ao respeito ao outro e às ideias contraditórias.

     

     Nós temos todas as condições intelectuais e emocionais de nos reencontrarmos, deixando nascer e florir a emoção dos reencontros.

     

     Emoção, do latim “motio”= movimento . Assim, nos movemos em relação ao outro, na procura do bem para o qual se sente atraído. É neste sentido que os exsecordianos devem caminhar: compartilhando as experiências vividas; tendo a coragem e humildade para escutar o outro, procurando compreendê-lo; tendo a espontaneidade de lançar-se como boa semente que possa nascer nos corações; usando o juízo no encaminhamento da solidariedade e união nossa e de nossas famílias; emocionando-nos e caminhando um ao lado do outro, sentindo-nos irmãos nas alegrias e  nos momentos menos felizes.

     

    Assim, parodiando o cardeal decano que apresenta o novo papa eleito, podemos falar: “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus site”. Um Site que será usado como instrumento para o fortalecimento dos laços entre todos os exsecodianos.

     

    Heleno Célio Soares.  (O Jardineiro)