SANTO DO DIA - SANTO ARTÊMIO, DE ANTIOQUIA




Clique aqui para ampliar
  •  

     

     

    Data: 20 de Outubro – Santo Artêmio, de Antioquia

    Constantino, o Grande, reconheceu em Santo Artêmio muitos talentos morais e políticos e, por isso, o nomeou duque de Alexandria.

    Contudo, Artêmio descobriu que o Imperador Juliano torturava os cristãos em Antioquia. Para checar a veracidade do que acabava de descobrir, ele foi até o local. Chegando na cidade, Artêmio comprovou a existência da perseguição aos cristãos, o que o deixou indignado. Artêmio censurou completamente a atitude de Juliano.

    Por sua vez, Juliano se revoltou com a repreensão feita pelo santo e, assim, ordenou que o prendesse e o açoitasse com extrema crueldade. Depois disso, o santo foi apedrejado, resultando na fratura de vários ossos. Por fim, Artêmio foi decapitado.

    As relíquias do santo foram guardadas por uma senhora chamada Aristi que, mais tarde, as transferiu para a Igreja do Santo Profeta e Precursor João Batista, em Constantinopla.

    Santo Artêmio, rogai por nós!

    Oração

    Ó Deus, concedei-nos por intercessão de Santo Artêmio a Vossa coerência de vida para que sejamos autênticos testemunhos da fé e do Vosso Filho Jesus. Amém.

    Reflexão

    Santo Artêmio ensina-nos que não é possível ser cristão e compactuar com atitudes que ferem nossos valores. Há aspectos inegociáveis. Ser cristão implica ser coerente.