SANTO DO DIA – SÃO FRANCISCO XAVIER (03/12)



    • FONTE: www.rs21.com.br

      SANTO DO DIA – SÃO FRANCISCO XAVIER (03/12)

       

       Nasceu no castelo de Xavier na Espanha em 1506, filho de família nobre, tinham grandes expectativas sob seu futuro, o matricularam na Universidade de Paris ao fazer 18 anos. Mas foi no campo espiritual que se destacou.

       

      Na universidade, cursando filosofia, conheceu o Santo Inácio de Loyola, que fundou os jesuítas, e tudo mudou. Em 1534, Francisco, Inácio e outros se consagraram a Deus fazendo votos de pobreza absoluta e foram à Terra Santa para iniciar sua missão, se colocando a disposição do Papa.

       

      Loyola disse a Francisco “De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?” (Mc 8, 36). E Francisco teve sua alma tocada por essa frase, a qual não abandonou mais.

       

      Aos 31 anos celebrou sua primeira missa e passou a cuidar dos doentes leprosos, que na época eram separados da sociedade. Em 1537, se fixou em Veneza, cuidando dos moradores de rua, quando ninguém tinha coragem de ajuda-los.

       

      D. João III, rei de Portugal na época, o convidou para missionário e legado pontifício para as colônias portuguesas nas Índias orientais. Durante o um ano de viagem de Lisboa até as Índias, Francisco trabalhou no navio como cozinheiro, faxineiro e enfermeiro.

       

      Em Goa, ia de aldeia em aldeia evangelizando os nativos, batizando crianças e adultos. Xavier dizia que não tivesse navio, ia nadando, durante os quatro anos que passou evangelizando as Índias.

       

      Depois disso, foi ao Japão, onde estabeleceu o primeiro núcleo de cristãos. Na ilha de San Chao, em 3 de dezembro de 1552, adoeceu e faleceu a beira-mar com 46 anos de idade. Foi beatificado em 1619 e canonizado em 1622, sendo exemplo de missionário moderno.