SANTO DO DIA – SANTO AARÃO (01/07/24)



    • FONTE: rs21.com.Br

      SANTO DO DIA – SANTO AARÃO (01/07/24)

       

      Hoje, 1º de julho, celebra-se a memória de Santo Aarão que viveu no século XIII a.C. Seus pais eram Amrão e Jocabed, ele foi o irmão mais velho de Moisés. Casou-se com Elisabet e com ela teve quatro filhos (Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar), foi também o primeiro sumo sacerdote do povo eleito, os hebreus (Ex 6,20). Encontramos referências sobre Aarão no Antigo Testamento, principalmente no Pentateuco (os cincos primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), e nos salmos 98,6, Eclesiástico 45,7-8.18-19 e Novo Testamento em Hebreus 5,1-4.

       

      “O Senhor disse a Moises: “Vê: vou fazer de um ti um deus para o faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta. Dirás tudo o que eu te mandar, e teu irmão Aarão falará ao rei para que ele deixe sair de sua terra os israelitas.” Ex 7,1-2)

       

      A missão de Aarão, segundo a Bíblia, começou quando ele tinha 83 anos, ao ter sido convocado a comparecer diante do Faraó junto com seu irmão Moises, pois, assim Deus ordenava. Falou por Moises (que era gago) e levou esperança ao povo hebreu que havia sido escravizado por mais de quatro séculos pelos egípcios. Esteve presente, quando o Altíssimo alertou sobre as pragas que assolariam o Egito, caso, o faraó se recusasse a libertar o povo eleito. Aarão lidou com o apelo “popular”, enquanto, Moisés estava no Monte Sinai recebendo de Deus os dez mandamentos. Fracassou nesta liderança, ao ceder a construção de um bezerro de ouro que o povo queria para adorar no lugar do Altíssimo (Ex 32, 1-35). Como consequência, Moisés teve que interceder junto a Deus por Aarão, pois, Deus queria puni-lo por ter cedido aos apelos do povo ao construir um ídolo de ouro. O Santo de hoje foi poupado da cólera divina, mas em outra ocasião, Aarão duvidou que Deus poderia fazer brotar água viva de uma rocha e, por isso, nunca pisou na terra prometida. Morrendo aos pés do Monte Hor, próximo a Cades. O povo viveu o luto de Aarão por 30 dias, pois, o considerava grande e apesar das fraquezas que teve, também foi humilde em receber as repreensões de Deus (Nm 20,29).

       

       Santo Aarão, rogai por nós.