ASCENSÃO DO SENHOR - Marcos 16, 15-20 - Juan Diego Giraldo Aristizábal, PSS



  • ASCENSÃO DO SENHOR - Marcos 16, 15-20

     

       1. “Foi levado ao céu” (v.19 cfr. At 1,9) – “E o fez sentar-se à sua direita nos céus” (Ef 1,20): Jesus, cumprida a sua missão terrena, volta ao Pai, está totalmente na glória. A sua presença física entre nós termina, dando lugar a um novo modo de presença. No Filho eterno de Deus, que se fez homem, estamos todos nós recebendo o influxo permanente do amor de Deus. “Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu; suba também com ele o nosso coração.” (S. Agostinho)

     

       2. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! (v.15). É o tempo da missão da Igreja, da nossa missão, de fazer presente o Ressuscitado na história. Não podemos ficar “parados olhando para o céu” (cfr. At 1,11). É o tempo para fazer o bem, amando como Jesus nos amou, a fim de fazer mais humana a existência dos outros (cfr. Mc 16,17-18).

     

       3. “Onde nos precedeu Cristo, que é nossa cabeça, esperamos chegar também nós como membros de seu corpo” (Oração Coleta) – “ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude” (Ef 1,13). A Ascensão de Jesus Cristo orienta o nosso futuro. A nossa vida toma o sentido do horizonte final da nossa história. Aspiramos permanecer inteira e eternamente em Deus-Amor, e esta convicção deve ir encorajando, inspirando e sustentando o nosso presente, o nosso jeito de ser e de agir no mundo. Cristo é a nossa esperança porque é o nosso futuro. Convidados à plenitude no Amor, vivamos no Amor: “Caminhardes de acordo com a vocação que recebestes” (Ef 4,1). Que a nossa vida seja sinal do influxo do Amor em nós elevando o coração dos outros até Deus (ascensão interior). Não é olhando para o céu que fazemos presente o Amor, mas sendo na história sinais vivos d’Ele.

     

    Juan Diego Giraldo Aristizábal, PSS