PALAVRA DE VIDA PARA O MÊS DE MAIO DE 2024 - “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.” (1Jo 4,8)



  • PALAVRA DIÁRIA NA FAZENDA DA ESPERANÇA PARA O DIA DE HOJE - PALAVRA DE VIDA PARA O MÊS DE MAIO DE 2024

    “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois  Deus é amor.” (1Jo 4,8)

     

    João dirigiu sua primeira carta aos cristãos de uma  comunidade da Ásia Menor para encorajá-los a restabelecer a comunhão entre si,  pois estavam divididos por causa de uma variedade de doutrinas. O autor  exortou-os a se recordarem tudo o que foi proclamado “desde o início” da  pregação cristã e repetiu aquilo que os primeiros discípulos “viram, ouviram e  tocaram com as mãos” na convivência com o Senhor, para que também essa  comunidade pudesse estar em comunhão com eles e, portanto, também com Jesus e  com o Pai [1] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftn1).

    “Quem  não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”

    Para relembrar a essência da  Revelação recebida, o autor salienta que, em Jesus, Deus nos amou primeiro,  assumindo plenamente a existência humana com todos os seus limites e as suas  fragilidades. Na   cruz,   Jesus  compartilhou   e   experimentou   em  si   mesmo   a nossa separação do Pai. Entregando-se  inteiramente, Ele a remediou com um amor sem limites, incondicional.  Demonstrou-nos o que é o amor que Ele nos tinha ensinado com as palavras e coma vida.

    Diante  do exemplo  de  Jesus,  compreendesse  que  amar verdadeiramente implica coragem, esforço e arriscar-se inclusive a enfrentar  adversidades e sofrimentos. Mas quem ama dessa forma participa da vida  de  Deus  e experimenta a sua liberdade e a alegria de quem  se doa. Quando  amamos  como  Jesus  nos  amou, libertamo-nos  do  egoísmo  que fecha as portas à comunhão com  os irmãos e com Deus e então podemos experimentá-la.

    “Quem  não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”

    Conhecer a Deus, Aquele que  nos criou e nos conhece, que conhece a verdade mais profunda de todas as  coisas, é desde sempre um anseio, talvez inconsciente, do coração humano. Se  Ele é amor, quando amamos como Ele podemos vislumbrar algo dessa verdade.  Podemos crescer no conhecimento de Deus porque vivemos essencialmente a sua  vida e caminhamos na sua luz.

    E isso se realiza plenamente  quando o amor é mútuo. Com efeito, quando nos amamos uns aos outros, “Deus  permanece em nós” [2] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftn2).Acontece, de certo modo, como a luz que se acende quando os dois polos  elétricos se tocam, iluminando o que está ao nosso redor.

    “Quem  não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”

    Testemunhar que Deus é amor,  afirma Chiara Lubich, é “a grande revolução que somos chamados a oferecer hoje  ao mundo moderno, em extrema tensão”, do mesmo modo que “os primeiros cristãos  a apresentavam ao mundo pagão da época” [3] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftn3).Como fazer isso? Como viver esse amor que vem de Deus? Vamos aprender com seu  Filho a colocá-lo em prática, em especial “[…] no serviço aos irmãos, sobretudo  àqueles que estão ao nosso lado, começando pelas pequenas coisas, pelos  serviços mais humildes. Vamos nos esforçar por sermos os primeiros a amar e abraçar  todas as cruzes, pequenas ou grandes, que tudo isto pode comportar, imitando  Jesus, no desapego de nós mesmos.

    Desta forma logo chegaremos  também nós àquela experiência de Deus, àquela comunhão com Ele, àquela  plenitude de luz, de paz e de alegria interior, às quais Jesus nos quer  conduzir” [4] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftn4).

    “Quem  não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”

    Uma jovem italiana chamada  Santa  Scorese  visitava  frequentemente alguns idosos numa casa  de repouso. O ambiente era católico. “Um dia, com Roberta, ela conhece Aldo, um  homem de grande estatura, muito culto e rico. Aldo olhava para as duas jovens  com um olhar sombrio: ‘Mas por que vocês vêm aqui? O que vocês querem de nós?  Deixem-nos morrer em paz!’ Santa não desanimava e lhe respondia: ‘Estamos aqui  pelo  senhor,  para  passarmos algumas horas juntos,  nos conhecermos, nos tornarmos  amigos’.  […]  Elas voltaram  outras vezes. Roberta dizia: ‘Aquele homem era muito reservado, aparentava  estar abatido. Não acreditava em Deus.

    Santa foi a única  que conseguiu  tocar seu coração, com muita delicadeza, ouvindo-o por horas a fio.’” Ela  rezava por ele e uma vez lhe deu um rosário, que ele aceitou. “Depois, Santa  soube que Aldo morreu chamando por ela. A dor pela sua morte foi aliviada pelo  fato de ele  ter morrido serenamente, segurando nas mãos o rosário  que  ela um dia lhe tinha presenteado” [5] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftn5).

    Org.: Silvano Malini com a  comissão da Palavra de Vida

    [1] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftnref1)Cf.1Jo 1,1-3.

    [2] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftnref2)Cf. 1Jo 4,12.

    [3] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftnref3)LUBICH, Chiara. Conversazioni. Org. M. Vandeleene (Opere di Chiara  Lubich 8/1). Roma: Città Nuova, 2019, p. 142.

    [4] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftnref4)LUBICH, Chiara. Como conhecer a Deus. Palavra de Vida, maio de1991.

    [5] (https://www.focolare.org/pt/download/quem-nao-ama-nao-chegou-a-conhecer-a-deus-pois-deus-e-amor-1jo-48italiano-chi-non-ama-non-ha-conosciuto-dio-perche-dio-e-amore-1-gv-48/#_ftnref5)LUBRANO, P. Un volo sempre più alto. La vita di Santa Scorese.  Roma: Città Nuova, 2003, p. 83-84,107.