PALAVRA DE VIDA - AGOSTO 2023



  • PALAVRA DE E VIDA -  AGOSTO DE 2023

     

    Jesus se dirige para a região de Tiro e Sidônia, em terra  estrangeira. Provavelmente tenta com os seus discípulos encontrar finalmente um pouco de descanso, talvez também  um pouco de solidão, silêncio, oração, refúgio. De repente,  ouvem os gritos de uma mulher que, como outros protagonistas nos Evangelhos, não tem nome. A presença dessa  pessoa incomoda e irrita os discípulos, que, para se livrarem  dela, “pediram” a Jesus que a atendesse: “Ela vem gritando  atrás de nós”. A mulher não fica embaraçada pelo fato de não  ser israelita, ou de ser mulher, ou porque o Mestre a ignora.

    Ela é uma mãe desesperada porque sua filha está “miseravelmente atormentada pelo demônio”. Aproxima-se de  Jesus com a determinação de obter um encontro pessoal com  Ele, e consegue “prostrar-se diante” do Mestre, insistindo em  seu pedido de ajuda. Jesus lhe dirige palavras de uma dureza  espantosa: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo  aos cães”.

    “Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!”  A mulher aceita a rejeição; ela entende que seu mundo  não faz parte da missão principal de Jesus; reconhece que o  Seu Deus não é uma máquina distribuidora de graças, mas  um pai que pede uma relação segundo a verdade, que passa também pelo reconhecimento da própria pobreza pessoal.

    Essa mulher, consciente disso, responde a Jesus, frente a  frente: “É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também  comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

    Ela coloca Jesus, por assim dizer, contra a parede, e Ele se  deixa comover pela humildade dessa pessoa que se contenta com as migalhas. Até mesmo os gritos dela parecem  expressar a própria fé, quando o chama de “Senhor, Filho  de Davi!”.

    “Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!”  Nos Evangelhos, sua grande fé é configurada por alguns  verbos: a mulher sai e vai ao encontro de Jesus; grita; chora; pede misericórdia; reconhece-o como Senhor e se prostra  diante dele; mantém intacta a determinação e a certeza de  que para o Senhor o impossível é possível; responde à dureza de Jesus com uma lógica impecável. Amor maternal e  são seus pontos fortes. “E a partir daquele instante sua filha ficou curada.”

    Esta Palavra de Vida é a fotografia da fé viva e atuante  em uma pessoa. Ao mesmo tempo, ela mostra a dificuldade  e o percurso da primeira comunidade cristã, à qual Mateus  se dirige, para abrir-se ao mundo não-judaico, que está à  procura e que abriga uma grande fé.

    “Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!”  De forma semelhante ao que ocorreu com a mulher siro-fenícia “também a nossa fé pode ser posta à prova por  uma dificuldade repentina, por um fato imprevisto que  atrapalha os nossos projetos, por uma doença grave, pela  duração excessiva de uma situação muito dolorosa”2 e, podemos acrescentar, pela falta de paz no mundo, pelas injustiças estruturais, pela grave enfermidade do Planeta, pelos  conflitos familiares e sociais... E uma das nossas fraquezas  poderia ser a falta de perseverança e de plena confiança.

    “Deus permite que a nossa fé enfrente situações difíceis e  às vezes absurdas. Ele quer purificá-la, quer ver se sabemos  realmente nos abandonar Nele, acreditando que Seu amor  é muito maior do que os nossos projetos, desejos ou expectativas”3.

    Foi o que aconteceu com Saliba. Também ele parecia forçado a abandonar a sua cidade, Homs (Síria) e deixar seus  pais, já idosos. A loja de seu pai, negociante de vidros, foi destruída durante a guerra, naquela cidade devastada. Assim  como outros jovens, Saliba achou primeiro que precisava  criar novas oportunidades em outro lugar. Mas não se rendeu. Com os seus 22 anos e a teimosia de quem não desiste  de dar a própria contribuição ao seu povo tão machucado,  aproveitou a oportunidade que lhe foi oferecida pelo projeto RestarT4 para abrir um minimercado, onde hoje os seus  concidadãos encontram queijos, iogurtes e manteiga caseiros feitos pela mãe, além de legumes, óleos, especiarias,  café. Já conta com uma geladeira e um gerador de energia.

    Com o pai idoso ao seu lado, nos dias em que o minimercado fica fechado, ele distribui cestas básicas para famílias  sem recursos.

    Org.: Victoria Gómez

    com a comissão da Palavra de Vida