PACIÊNCIA DIVINA - PADRE EVERSON



  • Texto do Padre Éverson:

     

    PACIÊNCIA DIVINA

    "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora" (Jo 16,12)

     

         Muitas vezes, desejamos compreender tudo de uma só vez, mas nem sempre estamos prontos para carregar o peso completo da verdade.

     

         Jesus nos disse: "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora" (Jo 16,12). Essas palavras de Jesus revelam Sua sabedoria e compreensão da natureza humana. Ele entende que precisamos de tempo para assimilar as verdades mais profundas e significativas (cf. Ecl 3,1).

     

         Quantas vezes nos deparamos com verdades que, ao invés de nos libertarem, nos sobrecarregam? A verdade pode ser avassaladora se não formos capazes de digeri-la no momento adequado. Por isso, é importante respeitar o ritmo de cada pessoa em sua jornada espiritual. Cada um de nós tem um tempo único para crescer, compreender e internalizar a verdade.

     

         E como é consolador saber que Deus nos ama com uma paciência infinita e respeita os tempos de cada um de nós. Ele nos concede o tempo necessário para nos colocarmos diante de Sua Luz, diante de Seu Amor. É um amor que não se apressa, mas nos acompanha em nossa caminhada, permitindo-nos amadurecer espiritualmente.

     

         É interessante observar como a Igreja, ao longo dos séculos, também compreendeu essa gradualidade. Um exemplo disso é a doutrina do Purgatório. Muitas vezes, erroneamente, pensamos no Purgatório como uma punição. No entanto, o Purgatório é a manifestação do infinito respeito de Deus por nós, concedendo-nos o tempo necessário para nos purificarmos e estarmos plenamente preparados para estar diante Dele.

     

         O Purgatório não é uma mera espera, mas uma oportunidade de crescer e amadurecer na presença de Deus. É um tempo de aprendizado e transformação, onde somos capacitados a suportar o amor divino, a permanecer firmes diante da Sua verdade. É um tempo em que nos exercitamos no amor, buscando a plenitude do nosso relacionamento com Deus.

     

         E nesse caminho de amadurecimento, não estamos sozinhos. Temos o auxílio e o exemplo de Jesus Cristo, nosso irmão mais velho, que assumiu nossa condição humana para nos ajudar. Ele está ao nosso lado, oferecendo-nos o que nos falta. Se não conseguimos amar como deveríamos, se não somos capazes de enfrentar determinadas situações, podemos buscar a ajuda daquele que nos compreende perfeitamente. Jesus nos concede Seu amor para que tenhamos o necessário para amar a partir de Deus.

     

         Portanto, meus queridos irmãos e irmãs, lembremo-nos da importância da paciência e da gradualidade em nosso caminho espiritual. Confiamos em Deus, que nos ama com infinita paciência, respeitando o nosso tempo. E à medida que amadurecemos em nosso relacionamento com Ele, somos capacitados a enfrentar a verdade.