FESTA 100 ANOS DO SACEJ - 2023 (15/03/2023)




Clique aqui para ampliar
  •  

     

     

    FESTA 100 ANOS DO SACEJ- 2023

     

    Mestre de Cerimônia (Kaik Ribas) – Boa tarde, senhoras e senhores. Sejam todos bem-vindos à comemoração dos 100 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. 

     

    Quero cumprimentar, neste momento, a todos que aqui se fazem presentes: autoridades, amigos do Seminário, padres que por aqui passaram durante o processo formativo, seminaristas que fazem a história presente desta casa e, de modo especial, quero saudar o Reverendíssimo e Excelentíssimo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, bem como, os demais senhores bispos auxiliares de nossa amada Arquidiocese. 

     

    Em nome do centenário  Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus , iniciamos neste momento as nossas festividades. 

     

    Neste ano Centenário de nossa história jubilar, queremos fazer memória de todos aqueles que aqui passaram e deixaram suas marcas.

     

    Quando Dom Cabral chegou à capital mineira, encontrou uma diocese “sem patrimônio de espécie alguma”. Tudo estava a ser feito. Para o primeiro bispo de Belo Horizonte, “o seminário é a primeira obra diocesana, a obra das obras”.

    Dom Cabral adquiriu o prédio “Antônio Daniel da Rocha”, à Rua Rio Grande do Norte, nº 300 em 29 de outubro de 1922, onde abrigou provisoriamente o Seminário diocesano.

    O Seminário foi inaugurado às 19h15 da noite do dia 15 de março de 1923 por sua Excelência Dom Antônio dos Santos Cabral. O Seminário iniciou-se com 26 seminaristas.

    No dia 14 de agosto de 1927, com a presença de autoridades eclesiásticas e públicas, foi lançada a pedra fundamental do novo Seminário (Provincial) do Coração Eucarístico de Jesus.

    A inauguração do novo Seminário teve lugar no dia 19 de fevereiro de 1930, na parte da manhã, com bênção do Seminário Maior, por Dom Cabral.

    Já em 1930 a 1955, no novo Seminário, não estudavam apenas alunos da Arquidiocese, mas foram recebidos também seminaristas de outras dioceses. Bem como hoje, temos as dioceses-irmãs de Caxias no Maranhão, Camaçari, Bahia, Salgueiro- Pernambuco, Pemba- Moçambique e São Tomé e Príncipe que estão representadas pelos seus seminaristas que, juntamente conosco, aqui residem e são formados.

    Passaram-se 100 anos de nosso Seminário, esta “sementeira ministerial” da Arquidiocese de Belo Horizonte, de onde saem sacerdotes comprometidos com a evangelização e a realização do Reino de Deus.

    A caminhada centenária deste lugar contribuiu e continua a fazê-lo na formação de novos presbíteros, renovando o compromisso com a solidariedade, testemunhando a fé cristã.

    A atual sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, situado à Rua Ibirapetinga, no bairro dom Cabral, foi inaugurada em junho de 2018 pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abrigando as três etapas da formação, atualmente com 60 seminaristas e a Residência Cura D´Ars, para os padres idosos.

    Celebrando o Centenário do Seminário Arquidiocesano, seguindo os passos do Coração Eucarístico de Jesus, sob os cuidados maternos de Maria, a Senhora da Piedade, e sob o impulso do Espírito Santo, possamos acompanhar os sinais dos tempos e continuar “a história de nosso Seminário”.

    Mestre de Cerimônia - Neste momento, passamos a palavra para o senhor Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo

    Mestre de Cerimônia- Convidamos agora, o senhor reitor, padre Evandro Campos Maria e os demais formadores do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, padre André Erick e padre Márcio Paiva, para comporem a mesa.

    Mestre de Cerimônia- Em nome do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, formadores, padres que aqui residem e seminaristas, nós agradecemos a presença de todos nesta tarde.

    Desejamos a todos um excelente almoço e uma excelente tarde!