-
FONTE: www.rs21.com.br
SANTO DO DIA – SÃO DOMINGOS DE SILOS E SÃO ZEFERINO (20/12)
São Domingos de Silos
Sâo Domingos de Silos era beneditino, da Ordem de São Bento. Nasceu na Espanha, depois do Concílio de Trento. Seus pais eram muitos relçigiosos e logo viram no filho os sinais para a vida consagrada.
Ele tinha uma forte inclinação para uma vida de piedade e oração. Foi eleito mestre dos noviços, mas, sem abandonar a Ordem, sentiu um forte chamado à vida contemplativa. Retirou-se e foi viver na natureza.
Sâo Domingos tornou-se diretor espiritual de muitas pessoas. Expressou fortemente os valores da pobreza, da castidade, da obediência e da total contemplação. Morreu de causas naturais.
São Zeferino
Época tumultuada para os cristãos, por volta do ano de 202, o imperador impôs um edito que proibia toda propaganda judaica e cristã, havia perseguição e heresia entre os próprios religiosos.
Papa Zeferino foi sábio e soube se livrar dos hereges, uniu diversos sábios da Igreja e livrou todos da mentira, provando a divindade de Cristo.
Ele era um grande visionário para Igreja, mandou organizar cemitérios, separando os de cristãos dos pagãos, para que os fieis pudessem ficar livres para cultuarem os mártires.
Catalisto foi um pagão, que graças a Zeferino, se converteu. Ele quem organizou os cemitérios, de forma a fazer galerias subterrâneas, que se ligavam umas nas outras, abriu túmulos para os cristãos e para os mártires. Se tornou um complexo, mais tarde chamado de catacumbas de Calisto.
O papado de Zeferino foi encerrado pela intensificação das perseguições e também pela proibição de fato de todas atividades católicas, imposta pelo imperador da época, Setímio Severo.
Zeferino foi martirizado junto com Bispo Irineu em 217. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto, em Roma.