SANTO DO DIA - SANTA LUZIA (13/12)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTA LUZIA (13/12)

     

    A Santa é famosa por ter preferido arrancar os próprios olhos a renegar a fé em Cristo. Luzia (ou Lúcia) nasceu em família rica, sua mãe havia prometido dá-la como esposa a um homem da Corte local. Mas ela tinha feito voto de virgindade e conseguiu adiar o casamento.

     

    Sua mãe permitiu que Luzia mantivesse a castidade e concordou que dividisse sua riqueza com os mais pobres. Mas o ex-noivo não se conformou, foi até a Corte denunciar Lúcia como cristã.

     

    Na época, o Imperador Diocleciano impôs a perseguição religiosa contra os cristãos, então a Santa foi levada a julgamento. Foi decidido que seria arrastada a força a vida da prostituição, pois se sabia do seu voto de virgindade. Diz-se que nem dez homens conseguiram leva-la ao prostíbulo, ela não se moveu. Então foi condenada a morrer naquele local.

     

    Na tentativa de mata-la, os carrascos jogaram resina e azeites ferventes, mas ela não morria. Só conseguiram mata-la com um golpe de espada em sua garganta, no ano de 304.

     

    Através de pinturas e literatura, seu retrato perpetuou na história. O escritor Dante Alighieri atribuiu a Luzia a função da graça iluminadora em “A Divina Comédia”.

     

    Seu corpo está guardado na Catedral de Veneza.