SANTO DO DIA - SANTO ANDRÉ (30/11)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTO ANDRÉ (30/11)

     

     André foi o primeiro a ser discípulo de Cristo, entre os doze apóstolos. Viveu em Cafarnaum, onde ele e seu irmão, Simão-Pedro, eram pescadores.

     

    Discípulo de João Batista, foi levado por ele para conhecer Jesus. Receber o título de pescador de homens, seguido logo de João Evangelista.

     

    A seguir, André levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: “Encontramos o Messias”. O Santo foi considerado também o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre, por isso era referido como o “número dois”, logo depois de Pedro.

     

    André é mencionado certas vezes no Evangelho: ele que apresenta o menino que possuía cinco pães, faz o intermediário do desejo dos forasteiros com Cristo e sua pergunta provoca a predição por Jesus da destruição de Jerusalém.

     

    Depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos.

     

    Pouco antes da morte do Redentor, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade. Pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

     

    Após a Ascensão, a Escritura cala seu nome. Mas segundo uma Paixão apócrifa, Egéas, governador e juiz romano, condenou-o a crucificação por ter sido desafiado por ele a conhecer um juiz acima dele, Jesus. Morreu crucificado numa cruz de braços iguais.

     

    O imperador Constantino trasladou, em 357, de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde permanecem até hoje, na Catedral de Amalfi, só no século XIII. Santo André, Apóstolo, é celebrado como padroeiro da Rússia e Escócia.