-
FONTE: www.rs21.com.br
SANTO DO DIA – SÃO SATURNINO
São Saturnino é um dos santos mais populares na França e na Espanha. Sua história é contada nos importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos de 430 e 450, conhecidos como “Paixão de Saturino”.
Saturnino foi Bispo de Touluse nos anos 250, na Grécia. Região que, na época, o catolicismo não era muito conhecido. Eram épocas em que o número de fiéis diminuía cada vez mais.
Segundo a Paixão, o Santo peregrinou pela Terra Santa e iniciou sua missão de evangelização no Egito, convertendo um grande número de infiéis.
Pregava o catolicismo com grande fervor, convertendo sempre bastante gente. Chegou a batizar o hoje conhecido como São Firmino.
Voltando a Tousouse, se consagrou Bispo. Na época havia um decreto do Imperador proibindo qualquer manifestação religiosa do catolicismo, mas o Santo não deixou de evangelizar e celebrar missas.
Foram descobertos celebrando uma missa num domingo, e então foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. Saturnino foi ordenado a sacrifica um touro em honra a Júpiter, deus pagão. Ele negou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do animal, sendo arrastado pelo animal.
Seu corpo foi recolhido e sepultado por cristãos. A capela construída em sua homenagem foi destruída, mas as relíquias foram encontradas. E, então, no século VI, um duque francês mandou construiu uma igreja dedicada a ele, Saint Sernin Du Taur. Existe até hoje com o nome de Nossa Senhora de Taur.