- 
						 
				 
FONTE: www.rs21.com.br
SANTO DO DIA – SÃO TIAGO DE MARCA (28/11)
Com o nome de Domingos Gangali, nasceu no ano de 1394, na região das Marcas, em Monteprandone, província de Ascoli Piceni. Órfão desde cedo, seu tio o educou e o dirigiu a vida religiosa. Estudou direito civil junto com São João de Capistrano.
Largou a profissão e ingressou na ordem dos franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Foi discípulo do santo Bernardino de Sena, vestindo o hábito, mudou seu nome para Tiago.
Percorreu por alguns países da Europa pregando e obedecendo ordens diretas de Roma. Grande comunicador, ficava no local por um tempo até construir um mosteiro novo ou, numa já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana.
Participou na incursão da cruzada de 1437 para expulsar os invasores turcos muçulmanos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.
Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício a Deus para o bem da humanidade sempre tão necessitada de misericórdia. Mas os severos e frequentes jejuns a que se submetia atormentaram seu organismo, chegando a receber o sacramento da unção dos enfermos seis vezes. Mesmo assim, chegou à idade de oitenta anos.
Faleceu em Nápoles, no dia 8 de novembro de 1476. Foi sepultado na Igreja de Santa Maria Nova. Foi canonizado por Papa Bento XIII, em 1726.
 
