SANTO DO DIA - SANTA GERTRUDES (16/11)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTA GERTRUDES (16/11)

     

    Nasceu em 6 de Janeiro de 1256, em Eisleben (Alemanha), Aos cinco anos de idade, foi entregue ao Mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã.

     

    Conviveu no mosteiro com a grande mística Matilde de Magdeburg, mestra de espiritualidade fortemente ligada ao chamamento místico. Com ela, Gertrudes desenvolveu a sua de modo muito semelhante, recebendo, em seguida, através de suas orações contemplativas, muitas revelações de Deus.

     

    A partir dos vinte e cinco anos de idade, teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro “Mensageiro do divino amor”, talvez a mais importante obra cristã tendo como temática a teologia mística.

     

    Mais tarde, foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.

     

    A tradicional festa em sua memória, no dia 16 de novembro, foi autorizada e mantida nesta data pelo Papa Clemente XII, em 1738.