SANTO DO DIA - SANTO ALBERTO MAGNO (15/11)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTO ALBERTO MAGNO (15/11)

     

    No dia 15 de novembro, a Igreja celebra Santo Alberto Magno, nascido na Alemanha, em 1206. O desejo da família de Magno era que ele seguisse na carreira militar ou administrativa, então o enviaram à Itália, para à cidade Pádua. Ele passou a se dedicar aos estudos das “artes liberais”, como gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música. E assim desperta em seu ser o interesse pelas ciências naturais.

     

    A conversão de Santo Alberto Magno

     

    Mais tarde, Alberto conheceu a igreja dos Dominicanos em Pádua, assim, foi tomado pelos desejos do coração de Deus, tornando-se devoto de Virgem Maria e um admirador do Reino de Deus. Em 1223, entrou para a família Dominicana e dedicou-se aos estudos religiosos, à santidade e ao apostolado.

     

    Foi destinado a vários centros de estudos teológicos pelos superiores ao receber a ordenação sacerdotal. Diante do intelecto de Magno, foi possível aperfeiçoar os estudos de teologia na universidade de Paris, onde nasce a vontade de se tornar escritor.

     

    Alberto fundou um estúdio teológico na Alemanha, em 1248, e levou consigo Tomás de Aquino, discípulo extraordinário e seu grande amigo. Seis anos depois, foi eleito Superior da Província Teutônia dos Padres Dominicanos. Visitou as comunidades e exortou os irmãos a seguirem os ensinamentos e o exemplo de São Domingos.

     

     Nomeado bispo

    O Papa Alexandre IV notou o talento de Santo Alberto e o convocou para acompanhá-lo em Anagni, Roma e Viterbo. Em 1260, Alexandre o nomeou Bispo de Regensburg, e exerceu o bispado por dois anos no local. Retorna, então para a Alemanha como encarregado do Papa Urbano IV e, novamente, dedica-se à missão de estudioso e escritor.

     

    Papa Gregório X convocou Magno para o Oriente com o objetivo de unificar as Igrejas latinas e gregas. Ali, conquistou a profissão que tanto almejou e produziu 38 volumes.

     

     Morte de Santo Alberto Magno

     

    Em 1280, Magno faleceu na cela de seu convento da Santa Cruz, na Colônia. A beatificação foi realizada em 1622, e a canonização pelo Papa Pio XI, proclamado “Doutor da Igreja” e, dez anos depois, o “Patrono dos Cultores e das Ciências Naturais”.

     

     Oração a Santo Alberto Magno

     

    “Ó Deus, fonte de toda a sabedoria, que comunicastes grande ciência e santidade a Santo Alberto Magno, fazei que todos os professores e cientistas cristãos, com o auxílio de Santo Alberto, junto com os conhecimentos humanos e naturais, saibam transmitir aos seus alunos também a ciência divina que se resume na justiça e caridade ou no amor a Deus e ao próximo.

     

    Ó Deus, pela intercessão de Santo Alberto Magno, abençoai professores e alunos.

     

    Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.”