SANTO DO DIA - SÃO DIOGO (13/11)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SÃO DIOGO (13/11)

     

    Representado por um humilde ato de irmão leigo franciscano, sempre com batina de saco, cordão e chaves, para conceber as imagens de seus ofícios, porteiro e cozinheiro. Foi o mais puro seguidor de São Francisco de Assis, sempre humilde e sem hesitar em se privar de algo para dar aos pobres.

     

    Nasceu em São Nicolau do Porto em Andaluzia, no ano de 1400. Autodidata, viveu às margens do povoado natal como monge eremita, em penitência, solidão e oração. Alimentava-se da pequena horta local e os vestes eram panos que o povo dava em troca de artesanato. Era piedoso e bondoso e logo ficou conhecido por isso.

     

    Decidiu ingressar como noviço de irmão leigo próximo a Córdoba, colocou-se sobre as regras dos franciscanos.

     

    Em 1441, foi enviado como missionário para as Ilhas Canárias. Trabalhou alegremente e junto com a população, tanto que dentro de cinco anos subiu para o cargo de guardião, superior a irmão leigo. Devido a seu trabalho intenso de ajuda e oração com toda a população, teve de voltar à Espanha, pois era incômodo aos colonizadores.

     

    Voltou trabalhando com atividades humildes, como porteiro e cozinheiro. Ainda exercendo suas funções, em 1463, faleceu.

     

    Foi canonizado pelo Papa Xisto V, em 1588. É um dos santos de maior devoção, também um dos mais conhecidos na Espanha e na América.