SANTO DO DIA - SÃO JOSAFÁ (12/11)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: www.rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SÃO JOSAFÁ (12/11)

     

     

    As Igrejas Uniatas surgiram a partir da comunhão dos sacerdotes ortodoxos russos, sob domínio da Polônia, com Roma, mantendo os antigos ritos e tradições da Igreja Eslava. A Rússia havia sido evangelizada por cristãos e se separado de Roma, ficando independente até 1689.

     

    São Josafá foi o primeiro representante das Igrejas Uniatas a ser elevado às honras dos altares da Igreja de Roma. Um santo ecumênico, venerado como apóstolo da unidade dos cristãos do Oriente.

     

    Partindo do grande dom comum aos cristãos, o batismo, João amadureceu a sua completa adesão à unidade com Roma, recebendo os outros bens, como a palavra de Deus escrita, a vida da graça, a fé, a esperança e a caridade.

     

    Foi precisamente a espiritualidade monástica oriental, cuja influência deu início a grande florescimento de vida monástica na Europa, que trouxe João à completa união com Roma.

     

    Vestindo a batina e convertendo-se à Igreja rutena unida, teve o privilégio de ser o primeiro noviço do primeiro mosteiro basiliano unido, o da Santíssima Trindade de Vilna. Tinha vinte anos. Mudou o nome, recebendo o de Josafá, o nome bíblico do vale de Cédron, onde, segundo o profeta Joel, se reunirão as almas para o juízo final.

     

    Eleito bispo, sucedeu ao Arcebispo Pólozk. Foi barbaramente assassinado por um grupo de facínoras a 12 de novembro de 1623 em Vitebst, na Rússia Branca, porque o seu zelo e a sua benemérita ação pela união com a Igreja de Roma havia-lhe atraído o ódio dos ortodoxos separados. Foi canonizado por Pio IX em 1867. A memória obrigatória, decretada no novo calendário, tem significado claramente ecumênico.