-
FONTE: www.rs21.com.br
SANTO DO DIA – SÃO LEÃO MAGNO (10/11)
Leão nasceu na Toscana no fim do Século IV, se tornou Papa em 440. Durante seus 20 anos de papado, realizou a unidade de toda Igreja, impedindo a usurpação de jurisdição eliminando abusos de poder e temperando as ambições do patriarcado. É conhecido na história pelo prestígio moral e político que teve diante das ameaças dos hunos de Átila e dos vândalos de Genserico.
São Leão se destaca como um dos maiores Papas da Igreja católica. Em suas homilias, se demonstrou dedicado ao bem espiritual de seus filhos, sempre falando de forma acessível, traduzindo seu pensamento em fórmulas eficazes para a prática da vida cristã.
Os seus 96 sermões e as 173 cartas, nos mostram que ele encarnava a dignidade, o poder e a solicitude do príncipe dos apóstolos. Ele expõe os conteúdos dogmáticos dela com clareza e precisão, e ao mesmo tempo com um estilo culto e atento a certa cadência, que torna agradável a sua leitura.
O pontífice foi o único a receber o apelido de “Magno”, não só pelas qualidades literárias e pela firmeza que sustentou o decadente Império do Ocidente, mas pela estabilidade dogmática que transparece em suas cartas, dos seus sermões e das orações litúrgicas.