SANTO DO DIA - SANTO EDUARDO (13/10)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE:www. rs21.com.br

     

    SANTO DO DIA – SANTO EDUARDO (13/10)

    Santo Eduardo, o Confessor

    Um rei que promoveu a paz e combateu a corrupção

     

     

    Eduardo nasceu em 1003 em Islip, na Inglaterra. No ano de 1013, quando a Inglaterra foi invadida ele teve que se mudar com sua família para a Normandia. No exílio continuou a ser educado na fé cristã por sua mãe e lá permanece até poder retornar à Inglaterra.

     

    Eduardo, Rei da Inglaterra

     

    O futuro rei da Inglaterra se casou com Edite Golwin, filha de seu adversário político mais difícil, um ano antes de ser coroado. Quando ainda estava no exílio havia feito uma promessa de que se um dia retornasse à Inglaterra faria uma peregrinação à Roma e uma doação à Igreja, porém, foi aconselhado a não deixar o país por causa de uma possível guerra civil, assim, informando ao papa de sua intenção este alterou sua promessa para que ele doasse o dinheiro que seria gasto na peregrinação para os pobres e para construir um convento e Eduardo assim o fez.

     

    Um ano após seu casamento, Eduardo é coroado rei da Inglaterra aos 39 anos. Durante o seu reinado consegue ser um grande pacificador na Inglaterra estabelecendo o diálogo entre os diferentes partidos existentes no reino. Ele aboliu as leis que oprimiam o povo e buscou viver na justiça promovendo a paz e a prosperidade na Inglaterra.

     

    Seu sogro tinha aceitado o casamento de sua filha com Eduardo para obter favores do Reino, porém, ao saber disso Eduardo o exila e coloca sua esposa em um convento. Quando retorna o tempo de paz o rei chama de volta sua esposa para conviver unida a ele e todos comentam sobre suas vidas de fé e da profunda amizade que existia entre os dois.

     

     Um Rei humilde e de oração

     

    Era homem de profunda oração, meditação da palavra de Deus, ascese espiritual e desapegado de seus bens. Segundo as narrações de sua vida, certa vez quando voltava da missa viu um grupo de necessitados e lhes deu seu precioso anel de rei e, com isso, transformou a vida daquelas pessoas. Alguns narram que o pobre que lhe pedira algo era São João Batista (representado com ele em algumas imagens) e ali ele cumpria a palavra de Jesus, que lhe dizia que aquilo que fizer ao menor dos meus irmãos foi a Ele que fizeste.

     

    Santo Eduardo Faleceu no dia 05 de janeiro de 1066. Foi enterrado na abadia de Westminster que havia edificado. Cinquenta anos após a sua morte seu corpo ainda não havia se corrompido, no dia 13 de outubro foi transladado e muitas peregrinações começaram a ser feitas ao seu túmulo. Foi canonizado em 1161 pelo papa Alexandre III e ainda hoje em Londres se encontra a coroa que ele utilizava, mesmo que esta tenha sido reformada ao longo dos anos, permanece como um sinal de seu reinado e de sua santidade.

     

    Para saber mais sobre Santo Eduardo acesse o vídeo do Padre Guido da Rede Século 21.

     

     

     

    Santo Eduardo rogue por nós e por todos os governantes do mundo inteiro para que busquem a paz e a justiça em todos os povos.