SANTO DO DIA - SÃO JOSÉ DE ANCHIETA (09/06)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE – rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SÃO JOSÉ DE ANCHIETA (09/06)

    Missionário e Apóstolo do Brasil

     

    “Mas existe a confissão, bem remédio para a cura. Na comunhão se depura da mais funda perdição a alma que o bem procura.” (Fala de São Lourenço em Peça de José de Anchiet)

     

     No dia 09 de junho é celebrada a Memória de São José de Anchieta. Mesmo tendo nascido em território de domínio espanhol, foi enviado como missionário para o Brasil com 19 anos e aqui se ordenou padre jesuíta, tendo ingressado na Companhia de Jesus no Reino de Portugal e ficando ao seu serviço.

     

     José de Anchieta: das Ilhas Canárias à Portugal e ao Brasil.

     

    José de Anchieta evangelizando em terras brasileiras

    José de Anchieta evangelizando em terras brasileiras | Foto: Wikipedia.

    José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534 na ilha de Tenerife, no arquipélago das Ilhas Canárias. Era filho de Juan López de Anchieta, nascido no País Basco, a mesma localidade de Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas; sua mãe era Mência Diaz de Clavijo y Llarena, que descendia de famílias nobre das Ilhas Canárias. Foi batizado no dia 07 de abril de 1534 na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

    Anchieta viveu com sua família até os 14 anos de idade. Com essa idade se mudou para Coimbra, em Portugal, para estudar filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, anexa à Universidade de Coimbra. Segundo narram os historiadores, ele é enviado à Portugal, e não para a Espanha, por causa da ascendência judaica vinda da família de sua mãe

    Ali ingressou na Companhia de Jesus em 01 de maio de 1551 como noviço com cerca de 17 anos de idade.

    O Provincial dos Jesuítas no Brasil, o Padre Manuel da Nóbrega, pede mais pessoas para ajudar na atividade de evangelização no Brasil. José de Anchieta padecia de tuberculose óssea e durante o noviciado se agravou em uma escoliose, por isso, foi determinado que ele deixasse os estudos e viajasse para o Brasil. Chegou ao Brasil no dia 13 de julho de 1553 na Capitania da Baía de Todos os Santos com 19 anos de idade com seis outros companheiros liderados pelo Padre Luís da Grã.

     

    São José de Anchieta - Apóstolo do Brasil

     

    José de Anchieta fica pouco menos de três meses em Salvador e é enviado para a Capitania de São Vicente no início de outubro. Ali permanece por 12 anos levando a Palavra de Deus a várias localidades, aprendendo a língua tupi e escrevendo uma gramática sobre ela, que é considerada uma das primeiras do Brasil, catequizando e ensinando latim aos índios. Em suas caminhadas, no dia 25 de janeiro de 1554 participa da missa de inauguração do Colégio de São Paulo de Piratininga, local que deu origem à cidade de São Paulo.

    Seu trabalho como evangelizador se desenvolve no Brasil se utilizando de peças de teatro, da poesia, de textos sobre a língua e historiográficos. Sempre partia da realidade local para transmitir os ensinamentos cristãos e era defensor das causas dos indígenas. Em 1566 foi ordenado sacerdote e três anos depois funda o povoado de Reritiba, atual cidade Anchieta, no estado do Espírito Santo. Em 1570 se muda para o Rio de Janeiro para dirigir por três anos o Colégio Jesuíta. Em 1577 foi nomeado provincial da Companhia de Jesus no Brasil e após terminar seu serviço nesta função permanece com seu trabalho evangelizador. No ano de 1595 volta para Reritiba onde permanece até falecer aos 63 anos no dia 09 de julho de 1597.

    As pessoas que conviveram com ele reconheciam sua vida de santidade e o pedido de sua beatificação foi iniciado na Capitania da Bahia em 1617. Depois de um longo processo vem a ser beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II e em 03 de abril de 2014 o Papa Francisco assina a sua canonização sendo reconhecido como um dos santos que evangelizaram as terras brasileiras, mesmo que esta não seja sua terra natal, aqui viveu e exerceu sua frutuosa missão.

     

    São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, rogai por nós!