SANTO DO DIA - SANTO EUSTÁQUIO E SÃO SEGUNDO (29/03)




Clique aqui para ampliar
  •  

    FONTE: rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTO EUSTÁQUIO E SÃO SEGUNDO (29/03)

     

    Santo Eustáquio

    Santo Eustáquio nasceu na França no final do século I e início do século II. Tornou-se monge e dirigiu escolas monásticas devido à sua inteligência

    Santo Eustáquio, pela graça de Deus, tinha a capacidade de realizar milagres. Certa vez foi chamado para resolver um problema de uma família nobre. Uma filha queria se consagrar a Deus, mas seu pai já havia combinado o seu casamento. Eustáquio chamou a atenção do pai que ficou constrangido, mas tempos depois voltou a insistir no casamento da filha. Ela, então, ficou muito doente e o pai muito preocupado. Santo Eustáquio foi até o palácio e disse para o pai da moça que ela estava doente porque você, no seu coração, não está dando a liberdade para ela se consagrar a Deus como quer. Quando o pai prometeu que a deixaria escolher, a filha começou a melhorar e sarou.

    No silêncio do mosteiro, Eustáquio viveu em inteira contemplação a Deus. muito inteligente, ele queria que o ensino das escolas respondesse aos ensinamentos da doutrina católica. Ele repudiava a mentira e a hipocrisia, chamando a atenção das pessoas para uma vida baseada na verdade. Ainda hoje, Santo Eustáquio é muito venerado na França.

     

     

    São Segundo

     

    Grande parte das notícias sobre São Segundo são lendárias. Fala-se de uma igreja dedicada a ele na metade do século IX. Uma lenda narra que São Segundo era de família nobre. Ele admirava o heroísmo dos mártires cristãos e visitava-os no cárcere, na cidade de Asti. São Calógero teria lhe falado sobre a mensagem cristã. Algum tempo depois, Segundo, que era amigo de Saprício, prefeito da cidade, foi com ele a Tortona. Ali encontrava-se em andamento o processo de canonização de Marciano, história que fez Segundo dar um passo decisivo na sua conversão, que se completaria por ocasião de uma viagem a Milão. Lá encontrou os santos Faustino e Jovita, no cárcere.

    Diz a lenda que um anjo de Deus o levou até a prisão, onde recebeu o batismo. A água teria vindo de uma nuvem e logo após veio uma pomba trazer-lhes a comunhão. Faustino deu as sagradas espécies a Segundo para as levar ao prisioneiro, São Marciano. Saprício descobriu a conversão do amigo e procurou, por todos os meios, fazê-lo voltar atrás. Não conseguindo, torturou Segundo e mandou-o à decapitação, executada em 30 de março de 119.

    São Segundo é muito popular na Itália, padroeiro de Asti e Ventimiglia.