SANTO DO DIA - SÃO BONIFÁCIO E SÃO CONRADO (19/02)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE: rs21.com.br

     SANTO DO DIA – SÃO BONIFÁCIO E SÃO CONRADO (19/02)

    São Bonifácio

    Bonifácio nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1188. O nome Bonifácio significa: aquele que faz o bem. Desde jovem sentiu a vocação religiosa e sacerdotal. Fez seus estudos na Universidade de Paris. Tornou-se sacerdote e mais tarde bispo de Lausanne. Ensinou em Colônia, na Suíça. Lutou pelos direitos das pessoas mais pobres e necessitadas.

    Bonifácio tomou partido contra os nobres, príncipes e reis injustos e exploradores do povo simples. Sofreu intensas perseguições, campanhas difamatórias. Foi vítima de muitas calúnias, mas sua fé o sustentava.

    São Bonifácio faleceu em 1265 e foi sepultado na Igreja da La Cambre.

     

     São Conrado

    O santo nasceu em 1290 e é conhecido por ter incendiado um bosque. Quando jovem, era um soldado aventureiro, caçava lebre e javali. Certo dia, para embosca uma presa, colocou fogo na região, que se alastrou e queimou muitas colheitas.

    Os colonos se revoltaram e o governador de Placência, para acalma-los, mandou matar o primeiro que viu ao redor do bosque.

    No momento que Conrado soube que um inocente pagaria pelos seus atos, mostrou o melhor de si, se apresentou como verdadeiro culpado. Teve que pagar por tudo, o que o deixou muito pobre.

    Daí até a vida de pobreza franciscana o caminho foi curto; para concretizá-lo, contou com a colaboração da esposa Eufrosina, que o deixou livre para seguir a nova vocação franciscana, tornando-se ela também irmã clarissa.

    Ele continuou, como frade, sua vida indo de mosteiro em mosteiro. Era um homem bom e piedoso.

    Em 1343, chegou a Siracusa e ficou na cidade de Noto. Ele recebia muitas visitas de oração, sua fama de santo havia se espalhado.

    Mas o santo gostava da calma e tranquilidade, e foi pra uma gruta solitária, a dos Pizzoni, que agora leva seu nome. Onde pode viver e morrer na solidão e pobreza. Sua morte foi no ano de 1354.