SANTO DO DIA - SÃO BENIGNO (13/02)




Clique aqui para ampliar
  •  

    FONTE: rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SÃO BENIGNO (13/02)

    O santo testemunhou seu amor incondicional a Cristo nas perseguições

     

    O nome benigno significa bom, benevolente, benéfico, ou seja, seu nome já representa o santo. E não é um só santo que leva esse nome, no calendário litúrgico, vários personagens são celebrados por Benigno. Mas existe um primeiro.

    O primeiro a ser venerado foi Benigno de Todi, região próxima de Roma. Ele viveu no século III, no início do cristianismo, no império de Maximiano.

    Era época de perseguições e estavam o levando para ser jogado aos leões, quando Benigno morreu por todo sofrimento já causado a ele devido às outras torturas que fora submetido. Seu corpo foi deixado ali.

    Isso ocorreu na estrada da cidade de Vicus Martis, havia cristãos o seguindo para assistir seu testemunho, eles então o sepultaram secretamente.

    Muito tempo depois, quando os cristãos deixaram de ser perseguidos, construíram uma igreja e um mosteiro beneditino no local da morte de Benigno. Com o tempo e as peregrinações, a região se tornou uma pequena cidade chamada Piorado de São Benigno.

    Mesmo depois do mosteiro ser desativado, alguns séculos mais tarde, o local continuou sendo ponto de peregrinação.

    Priorado conservou os restos mortais de São Benigno, na igreja à ele dedicada, até 1904, quando foram trasladados para a de São Silvestre, na cidade do Vaticano, onde foram colocados ao lado do altar maior, recolhidos numa preciosa urna de prata.

    O Papa Pelágio II, em 589 incluiu o culto de São Benigno, no Martirológio Romano, cuja festa litúrgica indicou para o dia 13 de fevereiro, dia de sua morte.