SANTO DO DIA - SANTA COLETA E SÃO PIO IX (07/02)




Clique aqui para ampliar
  •  

    FONTE:rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SANTA COLETA E SÃO PIO IX ()07/02)

     

    Santa Coleta

    Seus pais estavam com a idade avançada e não tinham filhos. Eles pediram, pela intercessão de Sâo Nicolau, a graça de um filho. Nicoleta nasceu em 13 de janeiro de 1381, em Corbie, na região de Amiens, na França. Ela recebeu esse nome em homenagem a São Nicolau. Foi carinhosamente apelidade de Coleta.

    O pai era um artista abastado. Trabalhou no mosteiro beneditino de Corbie, onde a família viveu por alguns anos. A educação e o convívio religioso do lugar influenciaram na espiritualidade de Coleta.

    Ficou órfã aos dezoito anos, distribuiu os bens aos pobres e foi viver reclusa na Ordem Terceira de São Francisco. Neste período Coleta teve uma visão de Cristo. Ele lhe incumbiu de reformar as Clarissas. No início ela resistiu à missão, mas, depois de ficar cega e muda por alguns dias, entendeu que era um sinal pela sua desobediência. Aconselhada pelo frei Henrique Baume, apresentou-se ao Papa Bento XIII, em Nice, e lhe expôs a vontade de Deus.

    Coleta foi consagrada pelo Papa. Ele mesmo a professou na Ordem Primeira de Santa Clara. Nomeou-a Superiora Geral de todos os conventos que fundasse ou reformasse, e confiou a ela a reforma das três ordens religiosas em todos os mosteiros de Clarissas da França, hoje conhecidas como irmãs Claras Coletinas e o dos Irmãos Menores de São Francisco. Inaugurou o primeiro mosteiro reformado em Besanzon, em 1410, seguido depois de outros dezesseis. Também reformou outros sete mosteiros masculinos. Fez reformas, também, na França, Espanha, Itália e Bélgica. Com São Vicente Ferrer, Coleta lutou para acabar com o cisma do Ocidente, que culminou com a eleição simultânea de três papas: um em Roma, um em Avinhon e um em Pisa. Mas seu trabalho principal foi trazer de volta para os conventos e mosteiros o espírito de pobreza implantado por São Francisco de Assis, dois séculos antes.

    Santa Coleta faleceu em Gand, na Bélgica, no dia 6 de março de 1447. Vários registros narrando os prodígios que ela realizava, ainda em vida, foram encontrados. Depois seu culto se intensificou com inúmeras graças alcançadas por sua intercessão.

     

     São Pio IX

    O santo nasceu 13 de maio de 1792, na Itália, e foi batizado com o nome de Giovanni Maria Mastai Ferretti.

    Havia se mudado para Roma em 1809 para estudar, mas devido a uma enfermidade, teve que parar em 1812, quando fazia parte da Guarda nobre pontifícia.

    Em 1816 decidiu pelo estudo eclesiástico e em 1819 foi ordenado sacerdote. Foi nomeado reitor do Instituto Tata Giovanni, onde permaneceu até 1823.

    Aos 36 anos, o Papa foi nomeado Bispo da Arquidiocese de Espoleto, na Itália. Ocorreram revoluções na cidade e ele perdoou todos com muita paz.

    Depois, em 1840, foi nomeado Cardeal e, em 1846, Papa, escolhendo o nome Pio IX. Começou seu pontificado concedendo anistia para os delitos políticos e decretou liberdade de imprensa.

    Durante seu governo, reestabeleceu a hierarquia católica na Inglaterra, Holanda e Escócia. Enviou missionários ao Polo Norte, Birmânia, Índia, China e Japão. Definiu solene o dogma da Imaculada Conceição, celebrou o Concílio Ecumênico Vaticano I.

    Após a queda de Roma (1870), e o Papa encerrou-se no Vaticano. Morreu em 07 de fevereiro de 1878.

    Seu pontificado foi o mais longo e um dos mais difíceis, cumpriu todos seus deveres, foi muito fiel e compreensivo.