SANTO DO DIA - SÃO RAIMUNDO DE PEÑAFORT (07/01)




Clique aqui para ampliar
  • FONTE:rs21.com.br

    SANTO DO DIA – SÃO RAIMUNDO DE PEÑAFORT (07/01)

     

     Raimundo nasceu em 1175, no castelo de Peñafort, na Catalunha. Filho dos reis de Aragão, desde pequeno interessado pela religião e pelos estudos.

    Com 20 anos era professor de artes em Barcelona, depois foi pra Bolonha, onde deu aula de direito civil e eclesiástico e onde foi nomeado titular da cadeira de direito canônico.

    Em 1220, foi ordenado sacerdote e vigário geral da diocese de Barcelona. Depois s foi convocado para servir em Roma a pedido do Papa Gregório IX, do qual foi confessor cerca de oito anos. O Santo nunca abandonou os pobres, alertando o Papa a dar atenção a eles.

    Foi Raimundo quem ditou a obra conhecida como “Os Decretais de Gregório IX”, muito importante para o direito canônico até hoje.

    O pontífice nomeou o Santo Arcebispo de Taragona, mas Raimundo se sentia indigno e pediu exoneração.

    Escreveu as Constituições da Ordem das Mercês para a Redenção dos Cativos. Com os dominicanos em Barcelona, o santo ingressou para a Ordem. uando o superior geral morreu, em 1278, os religiosos elegeram Raimundo para ser o sucessor.

    Depois de dois anos percorrendo a pé todos os conventos da Ordem, se afastou da direção e se dedicou a uma vida solidária.

    Fundou dois seminários onde o ensino era dado em hebraico e árabe, para atrair judeus e mouros ao Cristianismo. Em pouco tempo dez mil árabes tinham recebido o batismo.

    Raimundo de Peñafort morreu centenário no dia 6 de janeiro de 1275. Foi canonizado e sua festa autorizada para o dia seguinte da Epifania, em 7 de janeiro.